Название | A Bíblia Do Investimento Em Criptomoeda |
---|---|
Автор произведения | Alan T. Norman |
Жанр | Экономика |
Серия | |
Издательство | Экономика |
Год выпуска | 0 |
isbn | 9788835402046 |
É assim que vemos a transação do Bitcoin.
É assim que um computador a vê.
Um mineiro recebe uma recompensa pela mineração de um bloco. Atualmente, a recompensa é de 12 bitcoins. Isto é, se você introduzir um bloco bem formado no sistema, obterá tal recompensa. A propósito, o primeiro bloco (Gênesis) foi criado por Satoshi Nakamoto. Qualquer pessoa poderia encontrá-lo e obter 50 bitcoins por ele. Hoje, a recompensa por um bloco formado adequadamente começa a cair. Dizem que ele vai cai a um valor infinitesimal até 2140.
Um dia, os mineiros perceberam que não era rentável minerar sozinhos. A probabilidade de você encontrar o tal bloco depende da “taxa de hash” ou quão poderosa é a sua máquina de mineração de Bitcoin. Sob certos valores aceitáveis, se dissermos que sua taxa de hash representa 10% do total da taxa de hash, você poderá encontrar esses blocos com uma probabilidade de 10% e receber sua recompensa. Então, se você apenas usa meu laptop em casa, nunca encontrará um novo bloco. Portanto, a fim de obter uma recompensa mais estável, os mineiros se unem nos chamados pools de mineração. Eles usam suas taxas de hash unidas para obter lucros mais regulares.
Agora muitos mineiros começaram a pensar: por que eu deveria minerar se eu posso comprar Bitcoin? Também é uma boa ideia, já que o valor do Bitcoin é determinado apenas pela crença das pessoas que o utilizam, enquanto seu custo é determinado pela demanda. Se ninguém comprar o seu Bitcoin, não vai custar nada. Portanto, desde que as pessoas vejam essa tecnologia como uma oportunidade para usá-la anonimamente, fazer grandes pagamentos, e assim por diante, o valor do Bitcoin ganhará força.
Eu não vou me concentrar no Bitcoin em detalhes, porque dediquei meu livro anterior, Dominar a Bitcoin para Principiantes (https://geni.us/bitcoin-pt), a este tópico. Por enquanto, vou considerar as vantagens do Bitcoin, que ainda levantam algumas questões.
A primeira vantagem é o baixo custo de transação. No entanto, devemos ter em mente que o Bitcoin não é bom o suficiente para micropagamentos. Se você transferir a alguém $ 1 milhão, custará um centavo. No entanto, se você decidir pagar por uma xícara de café, as taxas serão grandes em comparação com o custo do seu café.
A segunda vantagem é alta velocidade do processamento das transações. Aqui também estão alguns problemas. Na verdade, cada bloco no Blockchain gera a cada dez minutos, ou seja, a transação mais rápida possível leva dez minutos. Parece bastante rápido se comparado à transferência SWIFT em um banco, o que pode levar de 2 a 4 dias. No entanto, Visa e MasterCard são muito mais rápidos. Eles podem processar dezenas de milhares de vezes mais transações por unidade de tempo do que o Bitcoin. Vale a pena notar que agora existem outros tipos de criptomoeda que foram desenvolvidas para serem mais rápidas que o Bitcoin.
A terceira vantagem é o pseudoanonimato dos participantes. Nós já estudamos que qualquer um pode rastrear todas as transações na rede. Se você conhece o proprietário exato de uma carteira, pode rastrear absolutamente todas as transações realizadas a partir dela. Assim, não se pode dizer que o Bitcoin é absolutamente anônimo. Assim que alguém consegue relacionar seu endereço com sua pessoa, o anonimato desaparece. Mas se você observar a chamada "higiene cibernética", o que significa que você não mostre sua carteira a ninguém, basicamente suas transações não podem ser rastreadas. Devo mencionar, no entanto, que existem outras criptomoedas que são mais anônimas do que o Bitcoin.
A propósito, se você quiser ficar anônimo ao fazer transações na rede Bitcoin, isso já é possível. Existem muitos serviços que lavam seus bitcoins. Eles são chamados de "serviços de mixagem" e são usados para misturar os fundos com bitcoins de uma pessoa com os de outras, com a intenção de confundir a trilha de volta à fonte original dos fundos. Como você vê, novas tecnologias surgiram para intensificar o anonimato das criptomoedas.
E, finalmente, agora mais de 16 milhões de bitcoins circulam no mundo, enquanto um total de 21 milhões serão minerados. Tais figuras são programadas pelo algoritmo da própria rede. A quantidade limitada de Bitcoin torna a inflação desta moeda impossível. Esta moeda não se deprecia ao longo do tempo porque apenas uma certa quantia será emitida. O Bitcoin ainda tem um modelo deflacionário: muitas pessoas perdem suas moedas esquecendo a senha da carteira ou enviando dinheiro para o endereço errado. Portanto, o número de bitcoins diminuirá gradualmente.
Prova de Trabalho e por que é importante
Os maiores problemas da rede Bitcoin foram os seguintes: como ter certeza de que as transações são realmente verdadeiras; como ter certeza de que um mineiro não engana ninguém; o que deve ser feito para escolher o bloco correto e realmente construir o Blockchain. Todas estas questões são resolvidas através do algoritmo de consenso.
O Protocolo Prova de Trabalho confirma que um mineiro faz uma enorme quantidade de trabalho para encontrar um nonce correto e obter um hash bem-sucedido. Você deve gastar muito tempo para encontrar o necessário. Explicarei em mais detalhes.
A dificuldade do bloco é ajustada a cada 2016 blocos e depende de quantos zeros estão no início de um determinado hash. Não é difícil encontrar o hash em si, mas é difícil encontrar um hash bem-sucedido com um certo número de zeros. Se você tiver o hash de um bloco anterior, bem como o timestamp e a hora da transação, parece que é muito fácil criar um novo hash a partir disso e processar esse bloco. No entanto, você precisa encontrar um nonce, cujo valor é definido para que o hash do bloco contenha uma série de zeros à esquerda. Muito tempo é necessário para isso. Uma vez que os mineiros encontram esse hash bem-sucedido, eles enviam um bloco para o Blockchain. Ou seja, eles já confirmaram todas as transações, tendo feito algum trabalho. Portanto, não há sentido em enganar alguém, pois esse trabalho é muito difícil de ser feito.
Depois disso, todas as informações são distribuídas nos nós. Primeiro, um minerador envia um nó. Ele pode verificar se, por exemplo, as pessoas que enviaram dinheiro do ponto A para o ponto B realmente tinham esse dinheiro, ou seja, se todas as transações são válidas. Em seguida, os nós começam a trocar essas informações entre si e, assim, o bloco é formado.
Em teoria, pode acontecer que dois mineiros criem um e o mesmo bloco. Como o Blockchain vai escolher qual bloco é melhor? O primeiro princípio é a velocidade. O segundo princípio é "sucesso" de um hash. Portanto, "sucesso" de um hash é exatamente o esforço que os mineiros devem fazer dentro do protocolo de Prova de Trabalho.
Outra razão pela qual você precisa escolher um hash "bem-sucedido" é um ajuste na dificuldade da rede. Quanto mais mineiros aparecem, mais as dificuldades de rede aumentam, o que significa que as transações podem ser processadas mais rapidamente. Se os mineiros desaceleram em encontrar os blocos, a dificuldade diminui.
Deixe-me adicionar mais algumas palavras sobre como resolver a situação quando vários mineiros criam blocos idênticos na rede. A essência do consenso Blockchain é que a maior cadeia de blocos é considerada justa. Se os blocos começarem a ser construídos em uma direção diferente da sua, o seu primeiro bloco cairá novamente no conjunto de transações não confirmadas. Isso geralmente acontece quando a rede está sobrecarregada. Então, para ter certeza de que os próximos blocos serão construídos exatamente sob o seu bloco e você receberá a recompensa, espere até que vários outros blocos sejam formados após o seu. Se mais de cinco blocos forem formados, o dinheiro é definitivamente seu.
No final da subseção