Óleos Essenciais Para Sua Saúde E Beleza. Lyudmila Ananieva

Читать онлайн.
Название Óleos Essenciais Para Sua Saúde E Beleza
Автор произведения Lyudmila Ananieva
Жанр Спорт, фитнес
Серия
Издательство Спорт, фитнес
Год выпуска 0
isbn 9788873044369



Скачать книгу

ion id="u3dfc1ec7-b275-5b04-a43f-f6a0f2dc586c">

      

      Ã“leos Essenciais

      Para sua Saúde e Beleza

      Parte 1

      Escrito por

      Lydmila Ananieva

      

      

      tradutor:

      Márcia Maciel

      DIREITOS AUTORAIS

      Copyright © 2017 por Lyudmila Ananieva

      Todos os direitos reservados.

      Este livro digital está licenciado somente para seu entretenimento. Em formato eletrônico, este livro não poderá ser vendido ou dado a outras pessoas. Se quiser partilhar uma versão eletrônica deste livro com outra pessoa, por favor adquira uma cópia adicional para cada pessoa com quem compartilhe. Se você está lendo este livro e não o comprou, por favor adquira sua própria cópia. Obrigada por respeitar o trabalho da autora.

      Ãndice

       Capa

       Título

       Direitos autorais

       Introdução: Características Gerais dos Óleos Essenciais

       Laranja

       Manjericão

       Bergamota

       Baunilha

       Valeriana

       Cravo (Hastes de cravo)

       Gerânio

       Toranja (Grapefruit)

       Jasmim

       Ylang-ylang

       Gengibre

       Cedro

       Lavanda

       Olíbano (Frankincense)

       Capim-limão (Lemongrass)

       Limão-siciliano

       Tangerina

       Hortelã-pimenta

       Abeto

       Palmarosa

       Alecrim

       Sândalo

       Malaleuca (Tea tree)

       Sálvia

       Eucalipto

       Agradecimentos

       INTRODUÇÃO: Características Gerais dos Óleos Essenciais

      Ã“leos essenciais são aromas que, além de benéficos para o estado de espírito e para a saúde, possuem também propriedades medicinais únicas. Eles aumentam a resistência do organismo face a fatores adversos do meio ambiente, tais como: radiação ionizante, xenobióticos e substâncias cancerígenas; são úteis para profilaxia de doenças e otimização do ar ambiente, visto que, entre outras coisas, aumentam a resistência do organismo a fatores ecológicos adversos.

      Ã“leos essenciais — substâncias muito concentradas. Por isso, em sua forma pura esses óleos quase nunca são utilizados, com exceção dos óleos de lavanda e malaleuca.

      Todos os outros óleos essenciais devem sempre ser dissolvidos em uma base solvente de ação rápida — óleos vegetais (de oliva, amêndoas, abacate, semente de uva e similares que prolongam a ação dos óleos essenciais, fazendo-os evaporar mais lentamente em contato com o ar), leite, iogurte, álcool, xampus, loções e cremes. Também é possível misturá-los com sal.

      Leite, cremes, iogurte, bases de óleo alifático e também mel, vinho ou vodca são usados como bases solventes.

      Ã“leos essenciais são de grande interesse para a cosmetologia. Com óleos de frutas e vegetais é possível resolver uma série de problemas dermatológicos. Uma grande variedade de procedimentos cosméticos são realizados com o uso de óleos essenciais já que eles têm efeito bactericida e agem na pele, cabelo e unhas.

      Com a idade, a pele necessita mais umidificação e nutrição, além de proteção contra os efeitos do sol, do vento e do frio. Para o cuidado de sua pele do rosto e do corpo, o melhor é passar a usar óleos essenciais naturais que, ao mesmo tempo, podem ser úteis na profilaxia de diversas doenças.

      Algumas propriedades dos óleos essenciais como anti-inflamatório, antisséptico, clareador, umectante, suavizante e outras vêm sendo usadas com sucesso por séculos na cosmética.

      Para pele seca use os óleos essenciais de lavanda, gerânio, rosa, ylang-ylang, erva-doce, alecrim, manjerona, jasmim, sândalo e pau rosa combinados com óleos básicos.

      Ã“leos básicos para pele seca: macadâmia, jojoba, amêndoas, óleo de caroço de damasco e pêssego.

      Para pele normal é possível usar óleos essenciais de lavanda, gerânio, rosa, limão siciliano combinados com óleos básicos.

      Ã“leos básicos para pele normal: macadâmia, jojoba, amêndoas, óleo de caroço de damasco, pêssego e óleo de semente de uvas.

      Ã“leos essenciais para pele oleosa: bergamota, laranja, vetiver, toranja, gerânio, limão siciliano, lavanda, ylang-ylang, cipreste, zimbro e cedro.

      Ã“leos básicos para pele oleosa: : óleo de semente de uva, de caroço de damasco e pêssego, e amêndoas. Estes óleos combinados com óleos essenciais normalizam