Ensinando Futebol Moderno. Salvatore Pappalardo

Читать онлайн.
Название Ensinando Futebol Moderno
Автор произведения Salvatore Pappalardo
Жанр Спорт, фитнес
Серия
Издательство Спорт, фитнес
Год выпуска 0
isbn 9788835430506



Скачать книгу

tion>

      “Ensinando Futbol moderno

      Autor Salvatore Pappalardo

      Traduzido por Luis Eduardo Junqueira Machado

      © Salvatore Pappalardo 2021”

      Introdução:

      Futebol é um jogo situacional. Isso significa que cada jogo de futebol tem sua própria situação e, além disso, em um mesmo jogo de futebol você pode ver muitas (e são tantas) situações diferentes. A partir desta afirmação você pode pensar, como posso ensinar algo que é sempre diferente? Bom ponto, bem, no futebol alguns treinadores tentaram diminuir as variáveis dizendo ''quando isso acontecer, então faça isso'' e eles usam essa frase tentando prever todas as situações que acham que podem acontecer. Esta é uma abordagem que não deixa nenhuma opção para o jogador, além daquela que o treinador disse, por isso é como se o jogador fosse um robô sem pensamento próprio, respondendo às instruções do treinador. Além disso, um treinador não pode predizer tudo, então sempre haverá algo que o treinador não previu.

      O futebol moderno é hoje jogado por jogadores pensantes que, tendo aprendido alguns princípios, podem ler uma situação e jogá-la. Para usar um paralelismo, você pode pensar como alguém que quer aprender um idioma (talvez inglês), esta pessoa pode aprender algumas frases e usá-las sempre, é fácil e rápido, mas e se a conversa ficar mais complexa? Então, isso seria como jogar futebol da velha escola. Por outro lado, alguém que passa muito tempo aprendendo as palavras, gastaria mais tempo e enfrentaria mais dificuldades no início, mas, a longo prazo, você o verá entendendo todas as conversas e sendo capaz de falar usando e combinando diferentes palavras. Isto é futebol moderno.

      É também um jogo de equipe, por isso é necessário cooperação para jogá-lo. Mas, de forma a colaborar, cada jogador precisa saber o que fazer, para onde ir, quando e como. Por último, mas não menos importante, o futebol é, obviamente, jogado com os pés, sendo assim fundamental o domínio da bola para que se possa jogar. Ensinar futebol é, portanto, algo complexo, considerando a tendência que este esporte vem apresentando.

      A tendência no futebol, como em todos os aspectos do mundo, está prestes a se tornar mais complexa com o passar dos anos e das estações. Se, nas últimas décadas, bastava ser bom com a bola, ser forte sem bola e, principalmente, seguir as 'regras' ditadas pela posição ocupada em campo, hoje em dia é preciso dominar mais habilidades.

      A explicação das novas necessidades baseia-se na história e na evolução do jogo; com a intenção de ser breve aqui, os principais marcos são resumidos da seguinte forma:

      - Holanda '74, a posição dada no início do jogo não é um papel fixo, mas muda pela situação de momento; usando um paralelismo em literatura: é como uma 'sociedade líquida' (concebida por Bauman, 1999) onde não há mais pontos de referência fixos. Assim, dependendo da situação específica, cada jogador se adapta, dado que cada jogador sabe o que tem que fazer; por esta inovação decorrem duas implicações: 1) um jogador deve saber como jogar em todas as posições, 2) cada jogador tem que 'ler' a situação para agir / reagir;

      -Sacchi anos 80, a velocidade do jogo acelera, a equipe permanece' curta ', usando três táticas principais: pressão ofensiva, marcação por zona e impedimento;

      -Regra de proibição de passe para as mãos do goleiro 1992, maior agilidade do jogo, com ainda menos pausas desde esta data;

      -Guardiola 2008-12, posse e domínio do jogo são a nova descoberta.

      O aumento da velocidade surge como o roteiro da tendência do futebol, juntamente com estratégias, táticas e, consequentemente, metodologias de técnicos e métodos de treino, todas mais complexas. Para atender às necessidades de novos jogadores de futebol, é comum encontrar em uma comissão técnica diversos profissionais, cada um deles alocado em uma área específica de desenvolvimento: ciência do esporte, nutrição e performance, conforto psicológico, enfoque técnico e tático específicos. Se o seu clube não tem a possibilidade de contratar e manter estes profissionais, é dever do treinador saber pelo menos um pouco sobre estes temas e dar suporte a cada um dos seus jogadores.

      Hoje todas as equipes de ponta sabem exatamente o que fazer quando estão com a posse de bola, o que fazer em caso de perder a posse e, portanto, o que fazer sem a bola e, finalmente, o que fazer quando a reconquistam.

      O objetivo deste livro é dar a você as ferramentas para planejar um processo de aprendizagem e desenvolvimento que permita a cada jovem jogador crescer e armazenar as habilidades para jogar o futebol moderno, ou seja: a capacidade de 'ler' uma situação e de agir / reagir consequentemente. Resumindo: para moldar jogadores 'pensantes'.

      1  Metodologia

      O conjunto de teorias e fundamentos que permite escolher entre diferentes tipos de métodos é o que se denomina metodologia; falamos de metodologia porque precisamos saber: 1) os fundamentos em que se baseia o ensino, 2) as linhas teóricas a seguir para traçar e realizar exercícios eficazes.

      Ensinar e aprender são duas faces da mesma moeda, portanto, é necessário um pouco de conhecimento sobre a aprendizagem para começar a saber sobre o ensino.

      Aprender é aquele processo que permite a uma pessoa acrescentar ou modificar em si algo (conhecimentos, comportamentos, habilidades ou valores) e existem diferentes formas de aprender: vendo e imitando, fazendo e repetindo, explorando e refletindo. Por exemplo: há base em aprender apenas por ver uma pessoa fazendo um movimento ou um gesto (chamado de espelhamento, Rizzolatti et al. 1995), pense em como os bebês aprendem a falar; ou é possível obter mais habilidades / velocidade / força fazendo e repetindo um exercício; às vezes,s há a chance de descobrir algo novo explorando e pensando sobre isso.

      Como o futebol é um jogo jogado não só com o pé, mas também (e talvez principalmente) com o cérebro, é importante misturar as diferentes formas de aprender (consequentemente, de ensinar). Por isso, para ajudá-lo a entender como criar novos treinos e exercícios customizados, algumas características são sugeridas como pilares.

      O processo de aprendizagem do futebol depende da idade, cada idade tem sua peculiaridade, então, a abordagem do treinador tem que ser adaptada. Nesta tabela você pode encontrar as atividades, o foco e as metas desejadas com base em cada idade:

Idade Atividade Foco em Objetivos Cinestésicos Metas técnico-táticas Exemplos de métodos
4-6 Lúdico Diversão, conhecendo a bola Movimentos básicos (jogar, pegar, correr, engatinhar, pular, etc.) e coordenação básica Técnica fundamental do futebol (conduzir, chutar, controle orientado, arremesso lateral, cabeceio, goleiro) Jogos com bola, atividades multidisciplinares e divertidas, jogos de 3 em cada lado
7-9 Lúdico, pré-agonístico Diversão, aprendendo a jogar Coordenação básica e específica, capacidade condicional (rapidez, velocidade e amplitude de movimento) Técnica fundamental do futebol (como antes + sair da marcação) + princípios simplificados Jogos com bola, atividades multidisciplinares e divertidas, exercícios técnicos simplificados, exercícios situacionais simplificados (1 x 1, 2 x 1, 2 x 2, 3 x 2, 3 x 3, 4 x 3, 4 x 4), exercícios condicionais, jogos de 5 em cada lado
10-12 Aprendizagem geral do futebol: cada um tem que aprender as habilidades Princípios de conhecimento Coordenação básica e específica, capacidade condicional (rapidez, velocidade, força, resistência e amplitude de movimento) Técnica fundamental do futebol + mobilidade e posicionamento, capacidade de superar uma linha Jogos com bola, exercícios condicionais, exercícios funcionais e analíticos, exercícios