Tradução de mitos e lendas relacionados com as deusas e matriarcas da China. Nas remotas tradições das minorias étnicas da China, abundam histórias que destacam o papel criador e civilizador desempenhado pelas deusas ou divindades femininas. Entrando no mistério que envolve o papel principal da mulher na origem e desenvolvimento social da humanidade, lendas da deusa mãe apresenta pela primeira vez ao leitor ocidental o coração da mitologia feminina dos povos da China, através de quarenta dos mitos mais representativos, a maioria dos quais nunca se havia traduzido a nenhum idioma europeu. A coleção é de uma riqueza incomparável, e seu estudo traz à luz as principais características das sociedades matriarcais da China, bem como as razões pelas quais elas desapareceram. As histórias que compõem esse livro, compiladas através do imenso território chinês, pertencentes a povos que vivem em ambientes muito diferentes e que falam uma grande variedade de línguas pertencentes a diferentes famílias, mostram a deusa como peça fundamental na criação das primeiras sociedades humanas e no nascimento da cultura primitiva que começou a diferenciar o ser humano dos animais.
Un libro per capire la storia cinese. Scopo di questo libro è fornire al lettore una breve e comprensibile storia della Cina. L’interesse dell’autore, che si percepisce scorrendo queste pagine, si rivolge soprattutto alle culture di frontiera e alle minoranze. La costruzione della Cina va dai piccoli regni sulle sponde del Fiume Giallo, che crearono i semi della civiltà cinese in un Paese di nove milioni di kmq, fino ai processi di conquista e sottomissione dei popoli che daranno vita alla Cina di oggi; questa storia può seguirsi scorrendo le pagine di questo libro.
Um livro para entender a história da China. Embora o objetivo deste livro seja fornecer ao leitor uma história curta e compreensível da China, o interesse do autor pelas culturas dos povos da fronteira e das minorias é percebido ao longo de suas páginas. A construção da China, desde os pequenos reinos nas margens do Rio Amarelo, que criaram as primeiras sementes da civilização chinesa, até um país que cobre agora mais de 9 milhões de quilômetros quadrados, pode ser seguida nas páginas deste livro, bem como o processo de conquista e absorção de povos que hoje dão origem à China.